uCondo

Design Lead, UX/UI e Product Designer

uCondo é um sistema e aplicativo completo para administração de condomínios.

Por meio dele, entregam economia e comodidade através de uma poderosa plataforma que está revolucionando a maneira como condomínios são gerenciados.

Cliente
uCondo
Função
Design Lead, UX/UI e Product Designer
Localização
Brasil
Briefing
Realizar um redesign do módulo de avisos/notificações do aplicativo mobile visando aprimorar a usabilidade e a interface do modelo já existente.

Desafio

Fazer um redesign da funcionalidade de Avisos da uCondo com base em produto já existente.

Melhorias para o design

A interface com o tom primário da empresa alterado para uma cor mais forte além de trazer recursos visuais como fotografias de pessoas para gerar identificação e empatia sobre possíveis usuários que estarão recebendo as cominicações ali criadas/enviadas.

Proposta

Antigo

Além disso, o jogo de tons de lilás trouxeram mais personalidade para a interface, tornando assim a solução única e indo de encontro ao objetivo da uCondo de ser memorável quando as pessoas pensarem em soluções para condomínios.

Melhorias para a usabilidade

Considerando que o perfil de clientes da esfera imobiliária é diverso, tanto em idade quanto em domínio sobre tecnologia. Busquei trabalhar com uma solução de interface simples e didática que pudesse se replicar em operações mais complexas.

“Até bem pouco tempo, a idade média dos síndicos era mais de 50 anos. Hoje, profissionais mais jovens, com idades entre 27 e 39 anos estão a ingressar no mercado.”

 

fonte: OPOVO online

A segurança do “Step by step” ajuda o usuário a se concentrar em somente uma ação por vez, evitando a chance de erros e deixando o processo de criação de uma notificação/aviso mais dinâmica e facilitada.
Clareza na informação e facilidade de navegação também foram pontos de atenção. Para isso trouxe botões de ação próximos a altura do polegar, ações simples, em sua grande maioria cliques, textos claros e objetivos além da referência de para quem a mensagem está sendo enviada a todo momento.
Após completar a jornada o usuário consegue ver um resumo do que foi feito e editar caso entenda que correções sejam necessárias. Ao editar um bloco, ele seria direcionado para a interface equivalente.

Função lembrete

Função que tem como objetivo avisar recorrentemente, dentro do período estipulado, via push notification, as pessoas sobre a notificação em questão.

Exemplo: assembléias, eventos internos, coleta de lixo etc.

Usuário Executor

Receptor

Como funciona: Ao final do cadastro de uma nova notificação, antes da publicação, o usuário é questionado se deseja transformar aquele aviso em um lembrete. Ao fazer isso, a função de push recorrente é ativado sobre aquele novo aviso.

Conclusão

Meu objetivo com esse redesign foi exercitar uma das diversas possibilidades de solução para essa funcionalidade. Nesse exercício busquei entregar personalidade para a interface e aplicar algumas das heurísticas de usabilidade de Nielsen, destacando a 3ª heurística, Controle e liberdade para o usuário, a 4ª: Consistência e Padronização, 5ª: Prevenção de erros, 6ª: Reconhecimento em vez de memorização, 7ª: Eficiência e flexibilidade de uso e a 8ª heurística, Estética e design minimalista.

Observação importante ⚠️

Entrevistas para validação das interfaces e da solução como um todo não foram realizadas. Porém, com base em pesquisas anteriores e experiência de mercado, consigo presumir que seria uma interface agradável e de grande aceitação no mercado.

Lembrando que experiência de mercado é valiosa mas não descarta a necessidade de, sempre que possível, envolver clientes reais em validações de ideias ou soluções. Projetar para si é um erro, nós não somos os nossos clientes.