Vivre

Branding, UX/UI, Web, Growth, Social Media

Imagine-se indo ao mercado e nas prateleiras você encontra as operadoras que deseja. Olha as informações e escolhe a marca que ficar melhor para seu momento de vida. Tudo simples, fácil e digital! Ser Vivre é ter liberdade de escolha, comparação e simplicidade no momento de escolher um produto crucial para sua saúde. Amil, Unimed, Bradesco, SulAmérica, NotreDame Intermédica e muito mais.
Cliente
Vivre
Função
Branding, UX/UI, Web, Growth, Social Media
Localização
São Paulo, SP
Briefing
Desenvolver um ecossistema de comunicação e posicionamento para uma corretora cujo desejo é se destacar e romper o tradicionalismo do mercado de saúde privada no Brasil.

Problema

O mercado de saúde privada era extremamente tradicional, restrito e muito complexo para consumidores finais.

Objetivo

Desburocratizar o acesso a saúde privada e conceder ao grande público, ferramentas e informação para contratação digital.

Contexto

A cultura “Do it yourself” é cada vez mais presente na vida das pessoas. Empoderar e oferecer as ferramentas certas para os consumidores torna as marcas cada vez mais queridas e visadas no mercado. O conceito de fornecer soluções simples para problemas do cotidiano está na veia do time fundador da Vivre.

Pesquisa com clientes

Pesquisas quantitativas e qualitativas indicaram que: os consumidores entendiam que planos de saúde se tratam de saúde privada, porém, quando o assunto era contratação, relatavam não ter clareza nas informações, falta de segurança e muitas dúvidas na hora de realizar uma contratação. Cenário que ficou mais mais evidente de acordo com classe social e idade.

Benchmark

No estudo de mercado, busquei entender como empresas disruptivas, de outros nichos, atuavam em seus mercados e como apresentavam suas soluções aos clientes. Após entender padrões entre eles, direcionei os estudos para healthtechs e operadoras que contavam com recursos e soluções digitais avançados. Com foco no “Do it yourself”, a pesquisa de campo ajudou a entender padrões de comportamento de empresas de sucesso.

Dores mapeadas

Pulverização: As várias opções disponíveis nas inúmeras operadoras do mercado deixavam os consumidores confusos e incapazes de escolherem por conta própria. Dúvidas como: “Qual é o plano ideal para mim?” “O que eu terei de benefícios ao contratar esse plano?” “Meu plano tem algum tipo de carência?” eram corriqueiras nas pesquisas.
Termos técnicos: As diferentes nomenclaturas para os pacotes de serviços das operadoras era mais um problema para os consumidores. Além disso, termos como “plano co-participativo”, “plano adesão”, “plano empresarial” dificultavam ainda mais o cenário.

Análise comportamental

Para alguns consumidores, a figura do corretor era um problema. Relataram falta de confiança nesse profissional e relataram semelhança com a esfera bancária: “o gerente do banco vai te oferecer o que é melhor para o bolso dele, e não o que você realmente precisa. Sinto a mesma coisa com os corretores.

Resultado

Branding
A marca  e toda sua comunicação visual foi desenhada para ser facilmente lembrada e associada a saúde, leveza, praticidade e bem-estar. Vivre significa viver, vida. O lema da empresa é “Seja livre, seja Vivre”, reforçando a ideia de liberdade de escolha e a facilidade que a empresa fornece para que o cliente encontre a melhor opção para ele, sua família ou empresa.
E-mail Marketing e Newsletters
Através das campanhas em redes sociais e formulários de páginas de captura, e-mails de potenciais clientes são capturados e tratados na base de leads da empresa. A Vivre aproveita a oportunidade e proximidade com os clientes enviando conteúdo promocional, educativo e de acompanhamento de processos de contratação de planos de saúde e/ou odonto feitos com a empresa.
Social Media
Nas redes sociais da empresa são abordados temas educativos sobre saúde e assuntos relacionados a planos de saúde, dicas de bem-estar físico e psicológico, descontração e engajamento orgânico. Foco em awareness e construção de autoridade.
Comparativos
Documento estruturado para facilitar o entendimento e a adesão do cliente na hora de comparar seus planos. O objetivo desse documento é filtrar a informação para que o consumidor foque somente no necessário. A equipe técnica faz uma curadoria das características dos planos escolhidos pelo cliente e apresenta as principais informações nesse comparativo. Nele estão contidos categoria do plano, se é co-participativo ou não, principais hospitais e rede de cobertura, além dos valores para a faixa etária indicada do cliente.
Segurança
“Double Check” é um processo de segurança e alinhamento de expectativas. Nesse processo, um documento é enviado após validação entre Customer Experience e Cliente. O documento é uma formalização de segurança sobre tudo que foi conversado e contratado. Além disso, contém as informações úteis do plano como valores, data de vencimento de boletos, cobertura de hospitais e laboratórios com base na preferência do cliente.
Site Institucional e E-commerce (MVP SaaS)
O Site institucional da Vivre tem como objetivo principal informar e fornecer material para que o cliente obtenha o máximo de informações sobre a grande variedade de planos de saúde.  O E-commerce é uma ferramenta para cotações online e contratação de planos odonto de forma totalmente digital. Um MPV de um sistema próprio de contratação e acompanhamento totalmente digital de planos de saúde e odonto.

Resumo

Vivre é uma marca que simboliza energia, vida e liberdade. Seu principal objetivo é quebrar barreiras, educar e facilitar a aquisição de saúde privada.
As soluções englobam desde Site e E-commerce até redes sociais e newsletter contendo campanhas de conversão e educação para os consumidores. Todos esses canais possuem algo em comum: empoderar e oferecer as melhores opções da forma mais simples possível.
Para ver o case online acesse www.vivrecorretora.com.br